sábado, 5 de abril de 2008

A alemãzinha de Havana

Por Aclyse de Mattos
Ilustração de Negreiros

Vê esse sujeito entrando no bar? Não. Não olhe agora que o cara é meio invocado. Espera eu te servir o coquetel, faz de conta que mexe o drinque, gira e repara. Sim, cara, ele mesmo. Papa Hemingway! Ernesto! Vem toda noite aqui encher a cara. Já escreveu a página, o conto, o romance, a reportagem, sei lá, e vem pra cá encher o tanque da cachola.
Diz que a Flórida faz os melhores drinques e faz uns discursos. Mal sabe ele que sou cearense. Sim. Do Crato. Lá da seca. A piada que contam é que tem sapo adulto que nunca viu água lá no Crato. Bicho anfíbio, né?!Bem, deve ter percebido pelo sotaque. Mas não se cansa de dizer na Flórida isso, na Flórida aquilo. É Flórida! Quando não fica contando que pegou o touro a unha na Espanha. Ou que detonou uns nazistas na guerra. Ou que comeu essa ou aquela gostosa do cinema ou do jet-set.
Sei lá, escritor mente muito. Vive de inventar. De tanto sonhar história acaba crendo. As vezes me chama e pergunta se agora ela vai ceder. Quem? Aquela alemãzinha de voz grossa do cinema... Isso, a Marlene Dietrich! Putz! Cada carta melosa. Nem parece o escritor fodão! Tenho até dó de dizer que ela não vai querer nada com ele. O cara tem ciúme dos homens que vão ao cinema pagando 10 cents para ver a cara e as pernas dela. Aí que ta! Dá pra acreditar? Não, né?! Nossa quem é que ta entrando no bar agora? ( ... ) ( !!!) A Lili Marlene! Ah. Sim. Marlene Dietrich. Assim contra a luz... Humm... Não sei não. Ta indo pra mesa dele. Vou lá levar uns amendoins pra conferir. Não. Pega mal. Dá na vista.
Mas o andar ta meio de rumbeira. O cabelo parece falso. Será que ele ta pagando uma gineteira cubana pra fingir da alemãzinha? Gineteira, porra. Não sabe o que é? Lá no Ceará é pistoleira, rameira, sei lá. Ah! Você é do Colorado. Mas e aí. Se acha que é uma gineteira de Havana mesmo? É. Também pode ser. É ela mesma que não quis ser reconhecida e se disfarçou de pistoleira que se finge passar de Lili Marlene Dietrich! Cara que fantasia. Elá ta bem de rumbeira! Verdadeira demais! Acho que ele pagou qualquer uma mesmo ...Não pode ser. Será? Cara. Quando eu contar essa lá no Crato... Putz! Mais uma, Colorado?

Nenhum comentário: